GESTÃO CULTURAL - PRENDAS E PEÕES 2017/2018

1ª PRENDA ADULTA - ANDRIELI DELLA MÉA MORO

Idade: 18 anos
Entidade: CTG Júlio de Castilhos - Júlio de Castilhos
Dança Tradicional: Tatu de Castanholas
Dança de Salão: Valsa
Poesia Gaúcha: Retrato, Romance das Mulheres dos Guerreiros
Música Gaúcha: Te chamo Prenda- Marcelo Oliveira
Início da caminhada tradicionalista: Minha caminhada no meio Tradicionalista começou aos 5 anos, comecei na parte artística e desde então não deixei de participar, pois é um amor que sinto pelo nosso Tradicionalismo. Esse meio Tradicionalista é muito sadio, forma jovens diferentes e melhores. E com certeza durante a gestão Regional irei fazer o melhor e tudo com muito amor, orgulho e honra de poder trabalhar em prol do nosso Movimento Tradicionalista Gaúcho.
Momento inesquecível no tradicionalismo: A Ciranda Cultural de Prendas Regional, pois será uma lembrança inesquecível que ficará guardada para sempre em minha memória.
O que representa a faixa conquistada: Representa o amor, a gratidão, o respeito, o orgulho e a honra em representar os 22 municípios da nossa amada e hospitaleira 9ª Região Tradicionalista e além de tudo o amor pelo nosso Tradicionalismo, o nosso Rio Grande do Sul.
Mensagem: " O Valor de ser Prenda deve estar no coração, ame, lute, sorria sempre e cultive a Tradição"

2ª PRENDA ADULTA - JAMILE ZAWASKI
Idade: 19 Anos
Entidade: CTG Clube Farroupilha - Ijuí
Dança Tradicional: Maçanico
Dança de Salão: Vanera
Poesia gaúcha: Meu pedido - Jaime Caetano Braun
Música Gaúcha: Sorta Cavalo - Grupo Rodeio
Início da caminhada tradicionalista: Meu início no meio tradicionalista foi antes de nascer, na barriga da minha mãe, onde ela era patroa do GF Chão Batido e sempre me criei em meio a toda essa história, e me espelho nela e no meu pai para continuar algo que eles sempre me incentivaram a fazer, me ensinando o caminho certo da vida e me passando todo os seus conhecimentos.
Momento inesquecível no Tradicionalismo: Minha primeira conquista de Prenda de Faixa Dente de Leite, que tenho até hoje guardada.
O que representa a faixa conquistada: Poder mostrar a nossa capacidade, poder cultivar a nossa tradição cada vez mais e dar continuidade a uma linda história que construirão há anos atrás para nós, por grandes pessoas que tenho um imenso orgulho, pois hoje somos o que somos por conta deles e devemos continuar fazendo a diferença em nosso tradicionalismo.

Mensagem: Tradição não é grossura; E nem vergonha pra gente; Pois tu deves ter na mente; O ventre que te gerou; O berço que te embalou; Pois não nasceu da macega; Honre o sangue que carregas; E a raiz que tu brotou.


PEÃO FARROUPILHA - DIOGO IZEQUIEL RUDELL
Idade: 26 anos
Entidade: CTG Rancho dos Tropeiros - Ibirubá
Escolaridade: Graduando em Matemática - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RGS
Dança Tradicional: Tatu com volta no meio
Dança de Salão: Valsa
Poesia Gaúcha: “Pilchas” - Luiz Coronel
Música Gaúcha: “Bem Arregalado” - Joca Martins
Início da caminhada tradicionalista: Iniciei minha caminhada no tradicionalismo quando completei dezoito anos, participando dos fandangos. Logo em seguida participei de um curso de danças tradicionais no CTG, e de imediato me convidaram para participar da invernada, desde então não saí mais. Hoje o tradicionalismo faz parte do meu dia a dia.
Momento inesquecível no tradicionalismo: A primeira apresentação artística.
O que representa o crachá conquistado: Ser peão de crachá não é só realizar provas e avaliações, mas representar toda uma geração no tradicionalismo. Ser peão de crachá ou Prenda de faixa não é só dançar em invernada ou fandango, mas é um compromisso em representar a entidade, a cidade e a região frente a toda sociedade.

Mensagem: “Com um bom chimarrão, de bota, espora e de chapéu tapeado, do futuro não me afago! Pois carrego no peito enraizado o amor por este pago, e em qualquer lugar que eu ande, da tradição não me afasto!”


1ª PRENDA JUVENIL - RAFAELA BRIATO DA SILVA

Idade: 14 anos
Entidade: CTG Tropeiro Velho - Panambi
Escolaridade: 8° ano do Ensino Fundamental - Escola Estadual de Ensino Médio Pindorama
Dança Tradicional: Anú, Tirana e Pau-de-Fitas
Dança de Salão: Milonga, Chamamé e Chote Figurado
Poesia Gaúcha: Quilombo do morro alto - Carlos Omar Villela Gomes
Início da caminhada tradicionalista: Trago o tradicionalismo desde berço, pois meus pais se conheceram no CTG que hoje participo. Porém, só ingressei efetivamente no ano de 2011 através da Invernada Mirim na qual fui campeã do Festmirim na categoria Iniciante e foi dentro desta invernada que surgiu a vontade de me tornar Prenda de faixa, tendo como inspiração minha irmã Camila. Participei nos concursos da Entidade e da Região e já representei a 9 Região Tradicionalista como 1ª Prenda Mirim na 45ª Ciranda Cultural de Prendas - na cidade de Rio Grande em sua fase estadual.  Atualmente, faço parte do Departamento Jovem, do grupo juvenil e sou a 1ª Prenda Juvenil da 9 RT.
Momento inesquecível no tradicionalismo: Não sei dizer ao certo um momento, pois foram muitos que nunca esquecerei, cada dia que estive dentro de um tablado, participando de um concurso ou até mesmo sendo apenas uma tradicionalista me deixaram sentimentos e lembranças para toda vida.
O que representa a faixa conquistada: Acredito que cada um de nós está dentro do Movimento por uma razão, por um ideal que é maior do que nossas vontades!  E é com base nisso que me tornei prenda, ser prenda não é somente ter um "pedaço de couro" no peito, mas sim, difundir nossa cultura, é preservar nossos valores e princípios, é estarmos trabalhando voluntariamente todos os dias em prol do tradicionalismo, é vermos o brilho no olhar de cada pessoa da sociedade quando transmitimos um pouco do que sabemos. Vi o tradicionalismo organizado com toda sua grandiosidade. E além de conhecer melhor nossa cultura, fiz novas amizades, amigos que hoje posso considerar irmãos, tios e até mesmo pais e mães de coração. Conheci o estado de ponta a ponta. Formei uma personalidade diferente, que como sempre digo: "Só tenho esta personalidade graças a minha caminhada de Prenda". E hoje posso afirmar que sou eternamente grata por ter a oportunidade de ser Prenda de faixa, e de representar minha entidade e região durante esta gestão que inicia.

Mensagem: "Tomando como destino a tradição, trabalhemos unidos por um ideal de lutas e amor pelas nossas raízes, mantendo vivas as cores do Rio Grande, como um exemplo de civismo à juventude, para que seja preservada a identidade do povo gaúcho!"


2ª PRENDA JUVENIL - GABRIELLI DA ROSA COSTA
Idade: 15 anos
Entidade: Centro de Cultura Nativa Piazito Carreteiro - Ijuí
Escolaridade e Local: 9º ano - Escola Estadual de Ensino Fundamental Alice Couto
Dança Tradicional: Tatu de Castanholas
Dança de salão: Vanera
Poesia gaúcha: Anita Garibaldi
Música Gaúcha: A primeira vez - Os Nativos
Início da caminhada tradicionalista: Iniciei no tradicionalismo através da Invernada Mirim de minha entidade no ano de 2010 e com pouco tempo de participação do CTG fui convidada para participar da Ciranda de Prendas, em sua fase interna, e por incentivo participei para adquirir mais conhecimento sobre a cultura gaúcha. Já tive a honra de ter sido duas vezes Prenda Mirim da 9ª RT nas gestões de 2012/2013 e 2014/2015, e estou nesse caminho até hoje, orgulhosamente representando desde o início, minha entidade mãe, o CCN Piazito Carreteiro.
Momento inesquecível no tradicionalismo: 28º Fandango da Prenda Jovem.
O que representa a faixa conquistada: Para mim a faixa conquistada é o resultado de todo o esforço, dedicação, estudos e ensaios durante minha trajetória, e todos aqueles que me apoiaram e me ajudaram durante esse caminho tem parte na conquista, mas o que foi mais significante para mim foi poder ter participado da Ciranda Regional e ter feito novas amizades dentro do tradicionalismo, deixando de lado a rivalidade entre as entidades.

Mensagem: "Bom mesmo é ir à luta com determinação, abraçar a vida e viver com paixão! Perder com classe e vencer com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve, e a vida é muito para ser insignificante!"


3ª PRENDA JUVENIL - KEROLIN KELLER KIRST
Idade: 16 Anos
Entidade: CTG Querência da Serra - Cruz Alta
Escolaridade: 3° Ano E.M, Escola de Ensino Médio Cooperação
Dança Tradicional: Tatu de Castanholas
Dança de Salão: Milonga
Poesia Gaúcha: Quando a Loucura vem Matear Comigo
Música Gaúcha: China Atrevida
Início da caminhada tradicionalista: Iniciei minha caminhada como tradicionalista aos 8 anos de idade, e após isso, me apaixonei primeiramente, pela dança, da qual até hoje sou apaixonada. Me envolvendo mais com as atividades do CTG, participei de cirandas, que também me apaixonei, e vi o quão importante é, pois, todo o conhecimento e experiência que adquirimos, é essencial para nossa vida. Hoje, aos 16 anos, continuo minha caminhada, almejando sonhos, e o mais importante, não desistindo do que amo!
Momento inesquecível no tradicionalismo: Quando, na minha entidade, vejo as novas gerações, se espelhado nos mais velhos, e querendo seguir os mesmos passos. Me encanta muito!
O que representa a faixa conquistada: Uma oportunidade de levar o Tradicionalismo a diante, incentivando e auxiliando nosso Estado, assim como nosso futuro, as novas gerações, que muito dependem de nós, e que com certeza, seguirão nossos passos e darão continuidade a todo o trabalho já realizado.

Mensagem: Nunca desista dos seus sonhos, e não sonhe sozinha(o), pois quando sonhamos juntos, se realiza! Busque sempre seu objetivo e, um dia, você o alcançará!


1º GURI FARROUPILHA - FELIPE ANTÔNIO MOREIRA HAMMERSCHMITT
Idade: 14 anos
Entidade: CCN Piazito Carreteiro - Ijuí
Escolaridade: 7° ano do Ensino Fundamental - Colégio Evangélico Augusto Pestana
Dança Tradicional: Tatu de castanholas
Dança de Salão: Vanera
Poesia Gaúcha: Pra quem tem a alma nos “basto”, Loresoni da Rosa Barbosa
Música Gaúcha: Cantador de campanha – Luiz Marenco
Início da caminhada tradicionalista: Comecei no tradicionalismo primeiramente andando a cavalo, depois fui dançar na invernada e participei duas vezes do concurso interno, mas só na segunda gestão interna, tive a oportunidade de participar do Concurso Regional do qual tenho o título hoje.
Momento inesquecível no tradicionalismo: Recebimento do Crachá Regional 2017/2018.
O que representa o crachá conquistado: Me sinto responsabilizado em incentivar todos os jovens a participar do Entrevero, e sendo assim ajudá-los, ensinar o que sei e aprender o que não sei.

Mensagem: Devemos conhecer nossa cultura, saber de onde a gente veio, para saber para onde a gente vai.


2º GURI FARROUPILHA - OROZIMBO PEREIRA ANDREATTA JUNIOR
Idade: 14 anos
Entidade: CTG Clube Farroupilha - Ijuí
Escolaridade: 9º Ano, Escola Estadual de Ensino Médio São Geraldo
Dança Tradicional: Maçanico
Dança de Salão: Vanera
Poesia Gaúcha: Sonhos de Um Guri Campeiro - Leandro Araújo
Música Gaúcha: Criado em Galpão
Início da caminhada tradicionalista: Comecei no CTG Tauras de 35 em Joia, onde tinha uns 6 ou 7 anos, dançando na invernada. Entrei neste meio tradicionalista, através do CTG, pois amo tudo que se refere ao tradicionalismo.
Momento inesquecível no tradicionalismo: Participar do 30º Entrevero Cultural de Peões, fase Regional.
O que representa o crachá conquistado: O crachá representa muito esforço, dedicação, suor de muito trabalho, e também muito orgulho em representar a nossa Nona Região Tradicionalista.

Mensagem: Agradeço a todos que me apoiaram e torceram por mim. E todos podem ter certeza que vou honrar e representar bem este crachá ... Um grande abraço!

  
3º GURI FARROUPILHA - MATEUS STELLA ZAMBERLAN
Idade: 14 anos
Entidade: CTG Pealo da Amizade - Pejuçara
Escolaridade: Escola Estadual de Educação Básica Ângelo Furian
Dança Tradicional: Tatu com volta no meio
Dança de Salão: Venera
Poesia Gaúcha: Arroz Carreteiro - Jaime Caetano Braun
Música Gaúcha: Entardecer - Wilson Paim
Início da caminhada tradicionalista: Minha caminhada começou quando tinha 7 anos que ingressei na invernada dente de leito do CTG Pealo da Amizade. Após isso, participei de todos os eventos do CTG até o ano passado, quando conquistei o crachá de 1° Guri Farroupilha nos 50 anos do CTG, sendo que essa era a primeira vez que o CTG promoveu um Entrevero de Peões. E continuo participando, atualmente da Invernada Juvenil.
Momento inesquecível no tradicionalismo: Ter conquistado o crachá de 3º Guri da 9ª RT
O que representa o crachá conquistado: Muita alegria, pois foi a primeira vez que minha entidade participa de um evento deste porte.

Mensagem: "Ensina ao guri o caminho, para que quando for nego veio não vá se estraviar.


1ª PRENDA MIRIM - YASMIM FINGER
Idade: 10 anos
Entidade: CTG Estância do Imigrante - Selbach
Escolaridade: 5º Ano - Escola Estadual De Ensino Médio Adão Seger
Dança Tradicional: Chote Carreirinho
Dança de Salão: Valsa
Poesia Gaúcha: Dos Retalhos De Um Mundo Cor De Rosa - Júlio César Paim
Música Gaúcha: Hino Ao Rio Grande
Início da caminhada tradicionalista: Comecei a fazer parte da Invernada dente de leite do CTG Estância do Imigrante com 4 anos, aos 5 anos fui Prendinha Mimosa do nosso CTG. Aos 7 anos 1ª Prenda Dente de Leite. Um Dia Depois de fazer 9 anos conquistei a faixa de 2ª Prenda Mirim do CTG Estância do Imigrante, onde esta faixa me deu a oportunidade de participar da Ciranda Regional e com muito orgulho conseguir conquistar a faixa de 1ª Prenda Mirim da 9ª RT. Adoro meu CTG e todos que fazem parte dele, tento ajudar sempre que possível e representar da melhor forma o meu CTG, entidade esta que me acolheu com tanto amor e carinho. Hoje participo da Invernada Mirim do nosso CTG onde adoro dançar, sempre fui muito incentivada pela minha mãe e ela vai comigo a todos os encontros, seminários e eventos tradicionalistas.
Momento inesquecível no tradicionalismo: 48ª Ciranda De Prendas, quando chamaram meu nome como 1ª Prenda Mirim Da 9ª RT.
O que representa a faixa conquistada: Ser 1ª Prenda Mirim da 9ª RT é a realização de um sonho, é a recompensa de todo esforço e dedicação, é uma demonstração da continuidade dos valores, da cultura e tradição do nosso Estado. Enfim, é uma honra e um orgulho representado em uma faixa.

Mensagem: Para conquistar algo importante devemos não apenas sonhar, mas também agir, não apenas planejar mas acreditar que tudo dará certo e que você alcançará o seu objetivo, pois um sonho sonhado sozinho é apenas um sonho, mas quando é sonhado por todos virar realidade.


2ª PRENDA MIRIM - BEATRIZ PORT
Idade: 11 anos
Entidade: CTG Querência da Serra - Cruz Alta
Escolaridade: Colégio Santíssima Trindade
Dança Tradicional: Tatu com Volta no Meio
Dança de Salão: Rancheira
Poesia Gaúcha: Além do horizonte - Luís Menezes
Música Gaúcha: Rio Grande tchê – Os SerranosInício da caminhada tradicionalista: Iniciei no CTG aos 5 anos na escolinha de dança por incentivo de minha irmã que já estava na invernada mirim da entidade.
Momento inesquecível no tradicionalismo: O resgate de Prendas no projeto Núcleo de Fortalecimento a Cultura, que me marcou muito pois ouvir todas as histórias das Prendas é bonito demais.
O que representa a faixa conquistada: O cargo de Prenda é representar a 9ª Região da melhor forma possível.
Mensagem: "O tradicionalismo é como um livro, muitos sabem os nomes e poucos a história"

  
3ª PRENDA MIRIM - ISADORA PINHEIRO ALVES                       
Idade: 11 Anos            
Entidade: DTG Sentinelas da Tradição - Tupanciretã                 
Escolaridade: 6º Não - Emef Doutor Flory Druck Kruel            
Dança Tradicional: Tatu de Castanholas
Dança de Salão: Chote Figurado          
Poesia Gaúcha: Bruxinha de Pano - Jurema Chaves         
Música Gaúcha: Eu sou do Sul             
Início da caminhada no tradicionalismo: Iniciei aos 6 anos dançando na invernada Mirim do DTG, o qual faço parte até hoje.
Momento inesquecível no tradicionalismo: O dia em que me tornei 3ª Prenda Mirim da 9ª Região Tradicionalista.                       
O que representa a faixa conquistada: Representa que eu consegui subir mais um degrau da minha jornada no tradicionalismo, e que através desta faixa quero incentivar ainda mais jovens a participar de Cirandas e Entreveros, enfim a seguir o tradicionalismo.
                       
Mensagem: A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dança, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.     


1º PIÁ FARROUPILHA - BRUNO DE FREITAS
Idade: 11 anos
Entidade: CTG Querência da Serra - Cruz Alta
Escolaridade: 5° Ano - E.E.E.F. Dr. Gabriel Álvaro de Miranda
Dança Tradicional: Tatu Com Volta No Meio
Dança de Salão: Vanera
Poesia Gaúcha: Como Se Transmite A Tradição - Dimas Costa
Música Gaúcha: Tertúlia
Início da caminhada no tradicionalismo: Iniciei no tradicionalismo aos 5 anos na invernada pré-mirim do CTG Querência da Serra no ano de 2011, aos 8 anos passei para a invernada mirim. Fiz um período de chula e atualmente faço aula de gaita. Participo do grupo de estudos e do Departamento Cultural da minha entidade. Nesta minha caminhada tradicionalista ganhei muitos amigos e isso me faz muito feliz.
Momento inesquecível no tradicionalismo: o 1º lugar em danças tradicionais, com a minha invernada Mirim em rodeio de danças.
O que representa o crachá conquistado: Primeiramente alegria e satisfação, e assim consciência de não desistir do que sonhamos, pois é através de muito estudo, determinação e persistência que conquistamos o que queremos. E assim o que fica não é um número, mas sim responsabilidade e aprendizado.

Mensagem: Ninguém doma a esperança, liberdade não se encilha, galopa livre em meu peito, um coração farroupilha.


2º PIÁ FARROUPILHA - DJÔNATHAN JULIO UBESSI STREIT
Idade: 11 anos
Entidade: CTG Rancho dos Tropeiros - Ibirubá
Escolaridade: 6º Ano - Escola Estadual de Ensino Fundamental Edison Quintana
Dança Tradicional: Havaneira Marcada
Dança de Salão: Valsa
Poesia Gaúcha: Petiço Piá - João Batista de Oliveira Gomes
Música Gaúcha: O campo - Cesar Oliveira e Rogério Melo
Início da caminhada tradicionalista: Iniciei no tradicionalismo ainda muito novo. Quando eu tinha 2 anos surgiu a invernada Micuim no meu CTG, e eu comecei a participar e nunca parei, hoje danço na invernada Mirim. Além das danças comecei a participar das cavalgadas aos 3 anos de idade. Como minha irmã resolveu ser Prenda de faixa também comecei a participar da parte cultural da minha entidade, representando-a por 5 vezes. Fui Piazito Farroupilha em 2009/2010 e 2011/2012 e 1º Piá Farroupilha em 2014/2015, 2015/2016 e 2016/2017, agora neste último junho participei do meu 1º concurso regional, no qual conquistei o cargo de 2º Piá Farroupilha da 9ª RT, o qual me orgulho muito.
Momento inesquecível no tradicionalismo: O Entrevero Regional de 2017.
O que representa o crachá conquistado: Representa a valorização de todo o meu esforço e dedicação em prol do tradicionalismo.

Mensagem: “Sou gaúcho porque nasci no Rio Grande do Sul. Meu coração é de gaúcho porque amo esta terra gaúcha que me viu nascer. Sou gaúcho de pensamento porque penso como gaúcho. Sou, finalmente, gaúcho de tradição, porque conservo a nobreza deste mesmo gaúcho, a honra destes homens, heróis muitas vezes desconhecidos. ”


3º PIÁ FARROUPILHA - JOÃO VITOR DOS SANTOS DIAS                      
Idade: 12 anos                       
Entidade: DTG Sentinelas da Tradição - Tupanciretã                       
Escolaridade: 7º Ano - Escola Flory Kruel 
Dança Tradicional: Tatu com Volta no Meio
Dança de Salão: Chote Figurado
Poesia Gaúcha: Meu Petiço - Wilson Tubino
Música Gaúcha: Guri - César Passarinho
Início da caminhada tradicionalista: O início da caminhada no Tradicionalismo se deu através do meu pai que sempre participa de rodeios e também de meus irmãos que dançavam na Invernada Juvenil do DTG.
Momento inesquecível no Tradicionalismo: O dia em que conheci e tirei uma foto com Paixão Cortes.                       
O que representa o crachá conquistado: Para mim o crachá conquistado neste final de semana veio coroar todo o esforço e horas de estudo que tive. Hoje sou um representante da minha Entidade na 9ª RT. Espero junto aos meus companheiros de gestão poder fazer um excelente trabalho e cada vez mais levar o nome do meu Município e Entidade por onde quer que eu ande. Mas mais importante que o crachá são os amigos que o Tradicionalismo me deu.                       

Mensagem: Um povo que tanto lutou por liberdade não pode deixar preso o orgulho de ser gaúcho.