quarta-feira, 21 de abril de 2010

DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO, REVIVEMOS NOSSA TRADIÇÃO

Julia Winkel Ávila, com apenas nove anos, fica ansiosa quando chega a hora de colocar sua pilcha: botas, bombacha, guaiaca, camisa e lenço. No entanto, com uma curiosidade, ela usa um laço na cor rosa em volta de seu chapéu para não ser confundida com os meninos na grande pista de Rodeios. É a única diferença que a distingue, pois a sua coragem e suas façanhas deixam qualquer “bombachudo” de “queixo caído”, pois esta pequena menina “laça demais da conta!”, afirmam os peões do CTG Nova Querência.
Aos sete anos Julia, filha de Jair e Dagmar Winkel Ávila, participou de sua primeira cavalgada, percorrendo 82km no interior do estado, montada em seu cavalo de nome Biscuit. Acampando, tomando mate, Julia despertou seu gosto por cavalos e a tradição gaúcha.
Nesses últimos cinco meses o dia-a-dia de Julia foi bastante agitado. Estudante da 4ª série da Escola Princesa Isabel, divide seus estudos com sua grande paixão, que é participar e competir em tiros de laço em rodeios gaúchos de todo o estado. Nesta última temporada, Julia participou do circuito em cinco rodeios classificatórios da 9ª Região Tradicionalista, classificando-se em duas modalidades para a grande final do estado, que ocorreu nos dias 19, 20 e 21 de março em Caxias do Sul, RS. Nesta final Julia concorreu dentro da categoria até 10 anos de Tiro de Laço na Vaca Parada e até 12 anos a cavalo na Prova de Rédea com outros classificados das 30 Regiões tradicionalistas do estado. Nesta ocasião, Julia representou muito bem a cidade de Panambi e o CTG Nova Querência.
A mãe orgulhosa comenta que, além da atividade de Julia competindo nos rodeios, sua filha não deixa de brincar e ter seus amiguinhos, porém, quando a competição se aproxima, ela quer mesmo estar a cavalo, treinando. O pai, o empresário Jair de Almeida Ávila e também Capataz Geral do CTG Nova Querência, comenta que quando não podem participar de alguma festa campeira Julia faz a cobrança: “Pai, vamos para o rodeio, vamos para o rodeio”.
De volta à escola nas segundas-feiras, Julia torna-se o centro das atenções na sua classe, ao compartilhar sua felicidade com os coleguinhas e professores suas façanhas do final de semana quando anda a cavalo, laça e participa de cavalgadas.
O pai Jair ressalta e faz um convite especial para quem aprecia as tradições gaúchas e gostaria de participar mais ativamente com sua família. O CTG Nova Querência dispõe todas as segundas-feiras, a partir das 19h30min na sede social, no bairro Centro de Panambi, sem custo algum, ensaios das Invernadas Artísticas e também, para quem gosta da atividade campeira, as porteiras do Parque de Rodeios na Linha Rincão Fundo estão abertas nas terças e quintas-feiras à tarde. “Todos que quiserem vir, conhecer, andar a cavalo, ter um contato com a natureza e com nossas tradições, venham e tragam seus filhos e sua família, são todos bem-vindos e convidados.”

Por Marcio Bühring, artigo da TOP Revista