quinta-feira, 24 de abril de 2014

Peão e Guri da 9ªRT rumo ao Estadual



Estevam Trombetta Kuntzer
Cursando o 9º semestre de Agronomia na Universidade Federal de Santa Maria

Peão Farroupilha 9ª RT e representante do CTG Júlio de Castilhos





Para mim é uma honra poder representar a juventude tradicionalista da 9ª RT em mais um grandioso evento promovido pelo MTG.

Sabemos que nossa região tem uma história bem marcante nos Entreveros de Peões que já foram realizados, haja vista que já obtivemos 3 títulos máximos, o que nos põe entre as regiões com mais Peões do RS. Dessa forma a responsabilidade é grande pois tem muitas pessoas torcendo e confiando em mim. Espero poder dar o meu melhor lá em Giruá e demonstrar todo o amor que sinto pelo Rio Grande do Sul. Porém, vindo com algum crachá ou não, tenho a certeza que as amizades que conquistei nesses últimos anos serão eternas e que isso sim fez tudo valer a pena.



Gustavo Henrique dos Santos, 16 anos, do Centro de Tradições Gaúchas Tropeiro Velho, será o representante de Panambi e da 9ª Região Tradicionalista no 26º Entrevero Cultural de Peões do Rio Grande do Sul, que acontece de quinta-feira (10) a domingo, em Giruá.



Gustavo concorre a Guri Farroupilha (até 17 anos), junto com outros 13 competidores de todo o estado.

As provas incluem a parte escrita, com temas como história e geografia do Rio Grande do Sul e Movimento Tradicionalista. A parte artística, que inclui dança, música e poesia, e a parte campeira, com provas como cevar o mate, fazer charque e churrasco, laçar e tosar o cavalo.

A programação inicia às 16h do dia 10, com recepção e credenciamento, seguido de Missa Crioula.

Gustavo afirma que o controle do nervosismo foi um dos méritos que o lavaram até esta final. “O nervosismo é uma coisa a ser trabalhada, porque você está sendo avaliado por uma comissão de jurados, que avaliam todos os teus conhecimentos, então, é algo para ser trabalhado, para não hora não dar ‘aquele branco’ e acabar esquecendo algumas coisas”.

Gustavo frequenta o CTG Tropeiro Velho desde os 11 anos. Ele destacou o apoio que vem recebendo de companheiros do CTG.