sábado, 31 de janeiro de 2015

NELSON SOARES DE MOURA, DIRETOR CAMPEIRO DA REGIÃO





  Nelson Soares de Moura - Diretor Campeiro da 9ª RT

Esta Região sediou a 9ª FECARS, realizada no CTG Júlio de Castilhos sobre o comando do Patrão João Pedro dos Santos Neto, no município de Júlio de Castilhos no ano de 1997.
           A 9ª Região Tradicionalista possui 62 Entidades com Departamentos Campeiros, estas realizam Festas Campeiras organizadas através de um Calendário Regional e também participam das Festas Classificatórias para a Festa Campeira do Rio Grande do Sul.        

Foi aprovada pelos Patrões em Assembleia a forma de classificação da Seleção que nos representara na Fase final da FECARS 2015, sendo assim definido:

- CTG Tropeiro Velho – Panambí
- Associação Tradicionalista Querência Gaúcha - Ijuí sendo que nesta classificatória realizou-se a Modalidade Rédea.
- CTG Tapera Velha – Tupanciretã
- PL Presilha Cruzaltense – Cruz Alta
- CTG Pedro Porto – Jarí
Encerrando a Fase Classificatória Regional no CTG Estância do Umbú no município de Fortaleza dos Valos também será realizada a Modalidade Gineteada.
Todo ano, após a definição dos classificados, a região se organiza para poder levá-los para a FECARS, onde acaba se destacando em diversas modalidades. Nos últimos anos, nossos representantes vêm trazendo vários troféus, o que é motivo de orgulho para nossa amada 9ª RT. Entre algumas modalidades podemos destacar o Laço Vaca Parada, Laço Piá, Guri, Prenda, Capataz, Vaqueano e Seleção, Prova de Rédeas, Prova do Chasque.
Estes são apenas alguns exemplos, pois há muito mais campeiros que se esforçam ou se esforçaram, dedicando-se a representar a nossa 9ª RT na Festa Campeira do Estado ou no Rodeio Crioulo Nacional de Campeões e fazendo sua história tão bela como é orgulhando e emocionando a todos que fazem parte.

Texto e  Foto:Nelson Soares de Moura – Diretor  Campeiro 9ª RT