quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

1ª PRENDA JUVENIL



Saudações tradicionalistas! É com imensa honra que deixo estas palavras aos internautas visitantes do Blog da nossa querida 9ª Região Tradicionalista.

No ano de 2007, ingressei na Invernada Mirim de Danças do CTG Tropeiros do Rio Branco, de Catuípe, cidade onde residia. Logo que ingressei no elenco, fui convidada a participar do Concurso Interno de Prendas e Peões, que não se realizava há mais de 10 anos. Qual não foi minha surpresa ao ser chamada para receber a faixa de 1ª Prenda Mirim, 2008/2010, com apenas alguns meses de vivência tradicionalista! Neste momento, o sonho começou a crescer e tomar forma. Participei, em junho de 2009, da Fase Regional da Ciranda Cultural de Prendas, em São Borja.

 No ano de 2010, vim a residir na cidade de Ijuí, e passei a integrar a Invernada Mirim do CTG Clube Farroupilha. Em outubro daquele ano, conquistei a faixa de 1ª Prenda Juvenil da Entidade, e me dediquei ao máximo na preparação para a Ciranda Regional. Assim, escutei, naquele junho de 2011, na cidade de Panambi:  “ E a 1ª Prenda Juvenil ... Vem de um CTG de muitos ENARTs... Ela vem do CTG Clube Farroupilha, da cidade de Ijuí!”.Este ano passou muito rápido, em meio a toda a preparação... Em maio de 2012, na cidade de Passo Fundo, participei da 42ª Ciranda Cultural de Prendas do Rio Grande do Sul. Mesmo não tendo trazido uma faixa, acredito que a experiência, os conhecimentos adquiridos e as amizades são algo que me engrandeceram como prenda e como pessoa, além de enriquecerem minha bagagem cultural.

O sonho não esmoreceu, e voltou com ainda mais força. No ano de 2013, resolvi tentar novamente, e fui agraciada com a faixa de 1ª Prenda Juvenil do CTG Clube Farroupilha.  Após muito trabalho e estudo, estive presente na cidade de Júlio de Castilhos, tão acolhedora e hospitaleira, e vi meu sonho ser realizado, ao ser chamada para receber a faixa de 1ª Prenda Juvenil da 9ª Região Tradicionalista. 


É uma honra estar ostentando este cargo de 1ª Prenda Juvenil da região pela segunda vez, e uma grande responsabilidade, pois, também  ocupo o cargo de Diretora do Departamento Jovem da  4ª Inter região. Me coloco à disposição para auxiliar àqueles precisarem de algo, no que eu puder, e digo que farei o máximo para bem representar minha Entidade e o município de Ijuí, além da querida 9ª RT, na Fase Estadual da 45ª Ciranda Cultural de Prendas, em Rio Grande, em maio deste ano. 

  Ao patrão Celestial e à 1ª Prenda do Céu, aos meus pais, Pedro e Maria da Graça, à Coordenadoria da 9ª RT, à Patronagem da minha Entidade e a todos que de uma forma ou de outra   que me auxiliaram e estão me auxiliando nesta caminhada, meus sinceros agradecimentos. Que a amizade persista após a entrega dos cargos, minha gestão “Batendo Água”, e que os conhecimentos que estamos adquirindo sejam transmitidos para outras prendas e peões, que assim com nós, amam este Rio Grande! Um abraço desta prenda, que prossegue na luta pela realização de um sonho.

“Aprender a vivenciar o tradicionalismo em sua plenitude é tarefa difícil. O aprendizado nunca termina, onde o esforço e a vontade de saber e tentar ser melhor, tramam-se para ajudar a compor o que chamamos de amor pelo tradicionalismo.”

Daiana Dal Ros – 1ª Prenda Juvenil da 9ª Região Tradicionalista