sexta-feira, 13 de março de 2015

BERNARDO DAMIÃO COSSETIN-1º PIÁ


O 1º Piá Farroupilha da região é da cidade de Ijuí GF Chaleira Preta e ele nos conta:


"Como tantos, ingressei no tradicionalismo através de invernada artística. Aos 5 anos comecei a participar da Invernada Artística Chaleirinha do Grupo de Folclore Chaleira Preta de Ijuí. Aos 7 anos, passei para a Invernada Mirim. No entanto, desde o início participei dos concursos internos, sendo Piazito Dente-de-leite e, em seguida, Piá Farroupilha da minha Entidade. No entanto, não tinha muita noção da grandeza e da importância das atividades culturais. Em 2012, com 9 anos, participei do concurso interno e com o incentivo de algumas pessoas, passei a ter o objetivo de buscar o título regional de Piá Farroupilha, o que ocorreu em 2013. Enquanto me preparava para o Entrevero - Fase Regional, já me convencia da importância do envolvimento cultural no meio tradicionalista, para a minha vida. Hoje, vejo também, o quanto eu posso contribuir para difundir a nossa cultura e manter viva a nossa tradição. E é com esse objetivo que representarei na categoria Piá, com muito orgulho, a minha Entidade, o meu Município e a 9ª Região Tradicionalista no 27º Entrevero Cultural de Peões, Guris e Piás- Fase Estadual, em Marau. Deixo minha mensagem a todos os tradicionalistas: "
“É na infância que se aprende os verdadeiros valores do tradicionalismo”.
                                                        Bernardo Damião Cossetin
                                                        1º Piá Farroupilha da 9ª RT