Na cidade de Marau, 7ª Região Tradicionalista, a 9ª RT continuava fazer história no Movimento Tradicionalista Gaúcho. Conquistávamos o título de 3º Peão Farroupilha e 1º Piá Farroupilha do estado do Rio Grande do Sul com JARDELINO NETO SANTOS COELHO, do CTG Tapera Velha, da cidade de Tupanciretã e BERNARDO DAMIÃO COSSETIN, do Grupo de Folclore Chaleira Preta, da cidade de Ijuí, respectivamente.
Jardelino, podemos dizer que tu foste o peão da persistência e da garra. Tiveste que representar a região de última hora. Te organizaste, muitos te ajudaram e foste determinado e atingiu teu e nosso objetivo, em ser peão do Rio Grande do Sul. Provaste que quem acredita e não desiste, conquista. Sabemos que durante a gestão não foi fácil, morar em uma cidade, trabalhar em outra, tudo difícil mas nos representou muito bem.
Bernardo, quando presenciamos tua apresentação na fase regional em Júlio de Castilhos e conquistaste o crachá de Piá Farroupilha da região, sabíamos que no estado não seria diferente. Em Marau, quem estava lá no final de tua apresentação tinha certeza que conseguiria um dos tão sonhados crachás de piá do RS. Ao final a certeza se confirmou. Veio o anuncio: 1º Piá Farroupilha do Rio Grande do Sul, vem da 9ª RT, Bernardo Damião Cossetin. Foi a concretização do teu esforço, da tua entidade e de tua família. Muitos te ajudaram mas a grande superação foi tua e tu sabes disso. Tu eras o 1º, 1º Piá do Rio Grande do Sul, pois era o 1º concurso de piá.
A Coordenadoria e o Departamento Cultural só tem a agradecer a vocês dois. Muito obrigado. cresceram e crescemos juntos.