quinta-feira, 8 de setembro de 2016

1ª PRENDA FALA SOBRE O DIA DO JOVEM TRADICIONALISTA




Setembro chega.... Trazendo em seu primeiro fim de semana grandes comemorações e momentos para a 9ª Região Tradicionalista.

O dia 05 de setembro é um marco primordial no Movimento Tradicionalista Gaúcho, pois nessa data Porto Alegre fez homenagem aos restos mortais do grande herói farroupilha David Canabarro, que se encontravam na cidade de Sant’Ana do Livramento e seriam trasladados durante as atividades alusivas da Semana da Pátria em 1947. João Carlos D’Avila Paixão cortes recebeu uma proposta da Liga De Defesa Nacional par fazer guarda de honra com gaúchos tipicamente pilchados e montados a cavalo, para homenagem ao herói farroupilha. Paixão sai então a procura de outros voluntários que assim como ele, queriam reviver a cultura do povo gaúcho que se encontrava esquecida perante outras manifestações culturais. Este grupo montado conhecido hoje por Grupo dos Oito ou ainda Piquete da Tradição, reacendeu a chama adormecida no espírito do povo sulino. Por isso o dia 05 de setembro merece real importância para relembrar os jovens que lutam e comungam dos mesmos sentimentos, cada qual com sua ideia, todos com um único objetivo. A preservação da cultura gaúcha.
Em um sábado de chuva, o dia 03 de setembro de 2016 marcou a vida de muitos jovens tradicionalistas da 9ª Região Tradicionalista que se reuniram no Ginásio da Escola Santa Teresinha, no município de Ibirubá para através da comemoração do Dia do Jovem Tradicionalista, comemorado dia 05 de setembro, levar uma bagagem de conhecimentos e aprendizados para casa.
Aprendizados estes aproveitados das gincanas promovidas, reunindo campeira, artística, esporte e cultural, cada qual trabalhando junto com suas equipes integradas realizaram atividades de Perguntas, Caça-palavras Bagual, Cruzadinhas e até um Quebra-Cabeça do Hino Tradicionalista. A famosa Vaca Parada também esteve presente, conquistando prendas e peões e trazendo à tona seus instintos campeiros. O mistério do Tetarfe trouxe a muitos jovens que não conheciam o jogo a ideia esportiva campeira. Para encerrar as gincanas as crianças, os jovens e os adultos participaram juntos de uma grande roda para a “Dança da Cadeira”.
Logo caiu a noite, o acampamento foi montado e a roda da tertúlia se formou. Entre versos, trova e declamações, as gaitas, violões e vozes se misturavam e encaixavam em completa harmonia. Risadas e diversão não faltaram...
Acredita que até um bailezinho saiu no meio da roda?
No final das gincanas não foi passado vencedores, pois ali todos nós éramos campeões. Todos receberam a recompensa, e uma caixinha que antes tinha alguns poucos sonhos... voltou para casa cheinha de esperança e comprometimento de cada jovem que escreveu seu sonho como tradicionalista e depositou nela.
A real luta do tradicionalismo hoje é também contra a desumanização. Os jovens e adultos precisam de momentos como estes, sem competição, com o intuito de integrar, passar conhecimento, experiências de vida, para assim redescobrir e fazer acender novamente a chama da fraternidade, da amizade, do respeito e da união que carecem em muitos corações da nossa sociedade. Sabemos que através destes jovens que participam do Movimento os valores e princípios aprendidos dentro de uma entidade tradicionalista é refletido diretamente no núcleo social do jovem. Sabemos que a receita dá certo! É através de muito trabalho que precisamos insistir, e que o Paixão juntamente com os jovens do Grupo dos Oito, sejam renascidos a cada geração, para que a preservação e a valorização da nossa cultura gaúcha nunca se findem.

Feliz Dia do Jovem Tradicionalista!

Camila Briato da Silva
1ª Prenda – 9ª Região Tradicionalista