terça-feira, 14 de agosto de 2018

A 9ªRT foi a Iraí participar da 71ª Chama Crioula do Rio Grande do Sul.


Seus cavaleiros foram buscar mais que um símbolo do movimento tradicionalista gaúcho, foram buscar o nosso legado, nossa história e o que hoje nos identifica como gaúchos.
Nossas tradições mantidas vivas, nossos costumes resgatados, autênticos, na herança do tropeirismo. Nossos cavaleiros revivem e praticam costumes antigos, que seguem nos ensinamentos as novas gerações.
Mais que bandeiras carregam o sentimento mais puro do gaúcho, mais que uma chama carregam a esperança e a continuidade da nossa cultura, que hoje varou fronteiras e está em todo mundo.
Após o recebimento da chama os cavaleiros se dirigiram ao acampamento, a moda antiga, como faziam os tropeiros antigamente, no fogo de chão, no espeto de taquara, no doce de tutano, confraternizaram recebendo a visita da Vice presidente do MTG Elenir Winck, que tem sua origem e sua história de tradicionalista construída ao longo de tantos anos na 9ª RT, num típico acampamento de gaúcho, com causos, declamação e muitas boas lembranças que o tradicionalismo dá.



Serão dias de cavalgada cruzando campos e coxilhas até chegar na primeira parada em solo da 9ª Região no CTG Sentinela da Ramada – Nova Ramada, depois CTG Gaspar da Silveira Martins – Ajuricaba, e por fim na cidade de Ijuí no parque de Eventos Municipal e no CTG Clube Farroupilha onde será distribuída no dia 09 para todas as entidades.
Missão de fazer chegar essa chama a cada entidade, a cada galpão do nosso movimento, para que mais que iluminar seja um chamamento a todos, patrões, prendas, peões, a nossa sociedade e as pessoas que fazem parte do nosso convívio.
Aos cavaleiros desejamos um bom retorno, que seja mais uma etapa inesquecível na vida de cada um, porque viver um momento desses resume todo os valores, os costumes e a cultura de um povo, para que na sua chegada seja retransmitia a todos, e a igualdade, liberdade e humanidade seja sempre honrada de lança em punho em defesa do rio grande.
Viva o Rio Grande!!