Amigos Tradicionalistas
A Juventude é a fase mais marcante da nossa vida, pois é tempo de refletir, tomar decisões, pensar no futuro, ter responsabilidade e lutar por nossos ideais. Como filhos do Rio Grande, temos o dever de Divulgar e Preservar a mais pura Tradição Gaúcha.
No ano de 1947, oito bravos jovens, nascidos no campo, demonstraram estes valores – e digo bravos, porque tiveram a coragem de montar a cavalo, pilchados, em um momento histórico onde o brio ao usar bombacha, a identidade do Lenço Farroupilha e os Idéias de Liberdade, Igualdade e Humanidade eram considerados fora de moda. Como protesto contra a Invasão da Cultura Norte-Americana no Rio Grande do Sul.
Esses oito jovens, fizeram uma escolta aos restos mortais do Herói Farroupilha, David Canabarro no dia 5 de Setembro, ficando conhecidos como O Grupo dos Oito, os precursores do Movimento Tradicionalista Gaúcho.Seguindo o exemplo dos moços de 1947, é que o Departamento Jovem do MTG/RS divulga esta data como o Dia do Jovem Tradicionalista.
A “pulguinha atrás da orelha” que inquietava os Jovens na década de 40 é mesma que nos inquieta hoje: Os valores que a sociedade perdeu e um turbilhão de modismos. Portanto, é nosso dever, Resistir, para garantir a preservação e a autenticidade da Tradição Gaúcha. É o jovem que faz o Tradicionalismo ser um Movimento. Que sejamos protagonistas de um novo tempo!
Carolina Machado Eléguida
Vice-Diretora do Núcleo Jovem Central
MTG/RS
Dia do Jovem Tradicionalista
- 05 de setembro -
Juventude é, conforme o significado do dicionário, o período da vida do ser humano entre a infância e o desenvolvimento pleno de seu organismo, é a mocidade. É um tempo de inovar, descobrir.
E é através destas inovações ou descobertas que podemos modificar as ações ou pensamentos das quais não concordamos. È para valorizar os jovens tradicionalistas, e para fazer com que eles desenvolvam ações modificadoras é que foi criado o dia do Jovem Tradicionalista.
Carta de Princípios
Conforme o art. 2º do Estatuto do Movimento Tradicionalista Gaúcho (descrito na Coletânea da Legislação Tradicionalista), o qual afirma que o MTG tem por objetivo congregar as entidades tradicionalistas, com a finalidade de preservar o núcleo da formação gaúcha e a filosofia, do movimento tradicionalista, decorrente da sua Carta de Princípios, esta é a cláusula pétrea do Estatuto e fixa os objetivos calcados nos aspectos cívico, cultural, ético, estrutural e filosófico.
A Carta de Princípios do Movimento Tradicionalista Gaúcho escrita por Glaucus Saraiva da Fonseca e apresentada, primeiramente, no 7º Congresso Tradicionalista em 1960, na cidade de Santo Ângelo no CTG 20 de Setembro, tendo sido aceita pelos delegados. Na ocasião, foi nomeada uma comissão para apreciar o conteúdo e apresentá-la por ocasião do próximo Congresso. Assim, com parecer favorável, o documento foi aprovado no 8º Congresso Tradicionalista, em 1961, realizado na cidade de Taquara, no CTG Fogo de Chão.
Este documento tem como objetivo nortear e orientar as atitudes (atividades) dos tradicionalistas, que em suas entidades devem cumprir com este “regramento”.
“A Carta de Princípios do Tradicionalismo é resultado de um momento de inspiração e qualquer modificação no seu conteúdo, seria destruir seu valor, como símbolo já aceitos a longos anos. É válida ainda hoje, a preocupação é viável a sua implantação no seio Tradicionalista”. (Paixão, 1995, p. 110).
PROGRAMAÇÃO
9 HORAS – Abertura do 4º Encontro Regional
10 HORAS - Reunião de Prendas, Guris, Peões da Região e das Entidades, Diretores Culturais das Entidades com o Departamento Cultural da 9ª RT senhora Vilma Fernandes dos Santos
Orientações gerais sobre o XXI TCHÊNCONTRO da Juventude Gaúcha e XI Mostra Folclórica da Tradição Gaúcha
Levantamento do material e pesquisa sobre o tema já trabalhado.
Reunião com os Diretores Culturais passando as orientações das Diretrizes dos Concursos, conforme MTG
11 HORAS – Sorteio dos que irão participar no TCHÊNCONTRO e na MOSTRA DO ENART
INTERVALO PARA ALMOÇO
13H 30 MIN.
Início da programação referente ao Dia do Jovem Tradicionalista – comemorado dia 05 de setembro
TEMA
“CARTA DE PRINCÍPIOS – VALORES E ATITUDES”
Palestrantes:
HELIO DOS SANTOS FERREIRA e
MARÍLIA DORNELLES
(Dinâmica de Grupo).
TEMA: CARTA DE PRINCÍPIOS:
VALORES E ATITUDES
Promoção:
9ª Região Tradicionalista
Carla Augusta Farias de Moura – Coordenadora.
Vilma Fernandes dos Santos – Diretora Cultural
Carolina Maria Pauvels – Diretora do Departamento Jovem
Dia do Jovem Tradicionalista
SEMEANDO VALORES, CULTIVANDO A TRADIÇÃO
CARTA DE PRINCÍPIOS: VALORES E ATITUDES
2º ENCONTRO DA JUVENTUDE TRADICIONALISTA DA 9ª RT
CTG GASPAR DA SILVEIRA MARTINS AJURICABA
04 de Setembro de 2011