quarta-feira, 20 de novembro de 2013

14ª MOSTRA DE ARTE E TRADIÇÃO GAÚCHA: 9ª RAGIÃO TRADICIONALISTA CAMPEÃ

O legado literário de Erico Verissimo
- 9ª RT – 
Através de trabalho de pesquisa e leitura a cerca do legado literário do célebre escritor cruzaltense e um dos maiores romancistas gaúchos, a 9ªRT vence a 14ª Mostra de Arte e Tradição Gaúcha realizada no último final de semana em Santa Cruz do Sul, paralela ao ENART.
Cada uma das 30 Regiões Tradicionalistas existentes no Estado do RS apresentou trabalhos inseridos na temática da Literatura Regional e, para a satisfação da equipe da 9ªRT, congregando 15 jovens, representantes dos municípios de Júlio de Castilhos, Tupanciretã, Ijuí e Panambi, sob a coordenação do Departamento Cultural da 9ªRT e na apresentação  dos peões e prendas regionais, contando com a participação de peões e prendas das entidades abaixo listadas, a 9ªRT sagrou-se Campeã da Mostra de Arte e Tradição Gaúcha.
O trabalho apresentado destacou a importância de Erico, suas obras, seu processo imaginário e criativo, bem como a crítica literária de outros escritores tecendo considerações sobre a obra do autor, escritos inéditos sobre este, além, é claro de evidenciar personagens da saga O Tempo e o Vento que, caracterizados de Ana Terra, Pedro Missioneiro, Bibiana, Capitão Rodrigo, Floriano e o próprio Erico iam surgindo em meio as explicações feitas aos avaliadores pelos peões e prendas regionais – Estevam, Gustavo, Izaura, Alessandra e Victória. Ressalta-se aí a qualidade do trabalho apresentado e a riqueza de conhecimento repassado aos visitantes da Mostra.
A 9ªRT, através de seu Departamento Cultural, parabeniza e agradece a todos os jovens envolvidos, bem como as entidades das demais prendas e peões participantes, demais diretores culturais e   orgulha-se de tê-los como seus representantes no fortalecimento e divulgação da nossa literatura gaúcha.
 Jovens Participantes:
1- Izaura de Vargas Scherer – 1ª Prenda 9ªRT
2-Estevam Trombetta Küntzer – 1º Peão Farroupilha da 9ª RT
3- Alessandra Maria Ceolin Milani – 1ª Prenda Juvenil 9ªRT
4- Gustavo Henrique dos Santos – 1º Guri Farroupilha 9ªRT
5-Victória Luisa da Rosa Ribeiro – 1ª Prenda Mirim 9ª RT
6- Rayana Silveira Pinheiro – 3ª Prenda da 9ªRT
7-Gabrielli da Rosa Costa – 1ª Prenda Mirim CCN Piazito Carreteiro
8-Vitória Américo dos Santos-1ª Prenda Juvenil DT Herdeiros da Tradição
9-Alison Jorge de Melo Fernandes – 1º Peão DT Herdeiros da Tradição
10-Jariane Terezinha de Oliveira Gomes-1ª Prenda CTG Júlio de Castilhos
11- Fabiano Trevisan da Rocha – 1º Peão CTG Júlio de Castilhos
12- Jardelino Neto Santos Coelho – 1º Peão CTG Tapera Velha
13-Lucas Guidolin – 1º Guri GF Chaleira Preta
14-Milene Almeida Ribas – 1ª Prenda EN Taquarembó
15-Eduarda Oliveira Bañolas – 1ª Prenda Juvenil EN Taquarembó          

              Coordenação:Luciane Brum de Souza– Diretora Cultural
 Elenir de Fátima Dill Winck – Vice-Diretora Cultural
 Municípios envolvidos na pesquisa: Ijuí, Júlio de Castilhos, Panambi e  Tupanciretã
 O porquê da escolha do tema
A realização do trabalho, a partir do estudo do legado literário do ilustre escritor cruzaltense – Erico Verissimo, propõe destacar a importância de suas obras na afirmação da nossa identidade regional retratada nas páginas de seus livros.
Grande escritor da literatura brasileira, Erico enquadra-se na segunda geração da estética modernista sendo, também, um dos principais escritores regionalistas, visto que o autor descreve sua terra e sua gente não com exaltação, mas de maneira mais centrada e reflexiva, numa tentativa de compreender o momento presente, as desigualdades sociais, a formação da elite riograndense.
Ao pesquisarmos sobre a trilogia O Tempo e o Vento, enfatiza-se que a obra-prima do escritor revela os pontos que marcaram a trajetória do povo gaúcho. Em meio às guerras e às violências, há valores que o autor enaltece como a tenacidade, a paz, a liberdade e a coragem do povo desta terra.
            Quem ainda não leu Erico Verissimo será estimulado a fazê-lo, e quem já o leu terá motivação para resgatar um pouco mais do que ele foi para o Rio Grande e para o Brasil. Seus personagens são essencialmente gaúchos e identificados com a história riograndense, o que justifica ainda mais a distinção ao escritor, nascido em Cruz Alta, município da 9ª Região Tradicionalista. Desse modo, pretende-se que a iniciativa de prestigiar autores locais sirva de apoio e incentivo ao hábito da leitura.
Objetivos da pesquisa
Valorizar a produção literária regional gaúcha, a fim de proporcionar aos peões e prendas, integrantes das trinta RTs, um  espaço para a divulgação de seus trabalhos de pesquisa sobre a literatura regionalista do RS , despertando nestes o gosto, a valorização e o respeito para a preservação da memória impressa e da identidade riograndense.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
 Com este trabalho percebe-se o quanto o autor revela sua visão através de seu próprio mundo, por meio das representações estéticas de suas obras. Neste caso, a trilogia: O Tempo e o Vento, apresentada nesta pesquisa.

O autor utiliza sentimentos de idealização, de caráter otimista, em consequência investiga o humano em suas relações com o meio, com a linguagem, a paisagem e a cultura de sua região, estendendo-se a várias dimensões na Literatura Brasileira, partindo do seu espaço local, seu ambiente de convívio no estado do Rio Grande do Sul, ultrapassando fronteiras reais e imaginárias, físicas e políticas, para chegar à universalidade de sua obra, vivendo diversas experiências de ver o mundo sob diferentes ângulos e obtendo diversas interpretações acerca da humanidade e do próprio fazer literário.